Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

<< Voltar ///

18/04/2017 - 17h46

Roteiros turísticos e festas tradicionais foram tema de debates na Alep nesta terça

Por Claudia Ribeiro

 (Descrição do áudio))

O  projeto que  institui a região turística “Estradas e Caminhos do Paraná”,  da deputada Cláudia Pereira (PSC),  o que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado o “Dia da Irmandade dos Cossacos”, celebrado  no município de Prudentópolis,   da deputada Maria Victória (PP) e o que insere no Calendário do Estado a “Festa do Café com Frango”,  no Distrito de São Luiz, em Londrina, de Tercílio Turini (PPS),  foram aprovados em redação final na sessão plenária desta terça-feira (18). Além dessas propostas, também vai a sanção do governador  a que inclui os geógrafos entre os  profissionais que podem prestar serviços como responsáveis técnicos ambientais  em  empresas potencialmente poluidoras.  O projeto, que é dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Maria Victória (PP),  altera a legislação  que até agora, deixava o profissional de fora do quadro de responsáveis técnicos, que inclui os técnicos em Meio Ambiente, os biólogos, os engenheiros ambientais e os engenheiros químicos.   O deputado Rasca Rodrigues diz que os geógrafos também são aptos  para atuar na prevenção de riscos. Por isso a importância deles dentro dos quadros funcionais das empresas.

(Sonora)

 Em segunda discussão,  foram  aprovados  o projeto do deputado Felipe Francischini (SD), que institui o Dia do Fandango e  a Semana Estadual de Fomento à dança mais popular do Paraná. Pelo projeto, a comemoração do Dia Estadual do Fandango será em 29 de novembro e a semana, próxima a essa data;  o projeto do deputado Cláudio  Palozi (PSC), que inclui no roteiro turístico oficial do Paraná o Arquipélago Fluvial de Ilha Grande, que fica no Parque Nacional de Ilha Grande. Segundo o autor, uma forma de disseminar a cultura da região e ainda fomentar o turismo local, que fica na divisa com o Mato Grosso do Sul e que abrange os municípios de Altônia e Terra Roxa, entre outros. Região dominada por belezas naturais, lagoas, rios e cerca de 300 ilhas,  além de sítios arqueológicos e o do   deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia do Profissional de Contabilidade”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril.

   A “Festa do Carneiro no Rolete”, que acontece  todos os anos  no segundo domingo do mês de março, em Piraquara,  também será inserida no Calendário Oficial de Eventos do Paraná. O projeto é do deputado Gilberto Ribeiro (PRB).  Além da “Festa das Nações”, realizada todo ano na última semana de abril e começo  de maio, no município de Guaíra, no Oeste do Paraná. Projeto do  deputado Chico Brasileiro (PSD).

 Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.