Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Notícias ///

<< Voltar ///

17/05/2017 - 16h50

Novo painel eletrônico dará maior agilidade e transparência ao processo legislativo

Por Kharina Guimarães

((Descrição do áudio))

Em tempos modernos, a tecnologia é a grande aliada na disseminação de informações. A digitalização de processos facilita não apenas a gestão eficiente dos recursos públicos, mas também atende à demanda dos cidadãos pelo acesso fácil e cada vez mais rápido a tudo que diz respeito ao Poder Legislativo. Prezando pela agilidade dos processos internos e pela diminuição da burocracia, a Assembleia Legislativa do Paraná iniciou o processo de modernização do sistema de votação utilizado em Plenário.

O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que a implantação do novo sistema vai resultar em menor custo administrativo e na transparência total dos processos legislativos.

Sonora

O primeiro passo desse processo é a substituição do atual painel eletrônico por uma tela multimídia que irá concentrar em um único dispositivo diferentes funcionalidades essenciais para a rotina das sessões plenárias, como explica o diretor-geral da Casa, Roberto Costa Curta.

Sonora

O procedimento para substituição do painel deve demorar aproximadamente três semanas. Enquanto isso, o painel atual será adaptado e continuará funcionando, para que o trabalho técnico não interfira nos trabalhos legislativos em Plenário.

A segunda etapa do processo de modernização será a substituição dos terminais de votação e registro de presença utilizados pelos deputados. Os novos equipamentos possibilitarão o registro de presença e do voto por meio da biometria. Segundo o diretor-geral, também será possível acesso ao banco de dados do Legislativo.

Sonora

Todo o processo de modernização foi planejado considerando os sistemas já em funcionamento na Casa e a necessidade de implantação de novas funcionalidades, aumentando a vida útil da tecnologia.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Busque notícias sobre a Alep:

Notícias

Destaques