14/07/2017 - 16h13

Com 156 projetos de lei aprovados, Assembleia encerra semestre com balanço positivo

Por Kharina Guimarães

((Descrição do áudio))

A Assembleia Legislativa do Paraná encerra o primeiro semestre de atividades legislativas com um balanço positivo. Foram realizadas 66 sessões ordinárias e outras oito sessões extraordinárias no período, que resultaram na aprovação de 156 projetos de lei. O semestre também foi de novidades com os trabalhos de Plenário norteados pelo novo Regimento Interno.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o destaque dos primeiros seis meses de 2017 é o diálogo construído entre as diferentes lideranças, que tem resultado na aprovação de leis importantes para o estado.

Sonora

Processo que também colaborou para que os parlamentares tivessem a tranquilidade necessária para debater e encaminhar suas propostas. Entre os projetos analisadas, o presidente do Legislativo destacou a Lei de Diretrizes Orçamentárias, considerada “o principal projeto encaminhado para a Assembleia” no semestre. Além dos 156 projetos de lei, os deputados também aprovaram cinco projetos de resolução, quatro decretos legislativos e uma Proposta de Emenda à Constituição. Foram promulgadas cinco leis no próprio Legislativo.

O semestre foi de novidades para os parlamentares e servidores do legislativo com a utilização do novo Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, as novas regras modernizaram o processo legislativo.

Sonora

Somente nos seis primeiros meses do ano foram realizadas 40 audiências públicas. Villela Filho destacou ainda que as alterações regimentais possibilitam um maior debate dos projetos antes mesmo de chegarem ao Plenário.

Sonora

A formação cidadã dos jovens também é outra preocupação da Mesa Executiva do Legislativo. Somente no primeiro semestre do ano a Assembleia Legislativa do Paraná recebeu a visita de 1.325 alunos de 45 instituições de ensino diferentes. Durante os passeios pelo Legislativo, eles conhecem os principais ambientes da Casa enquanto aprendem sobre democracia, voto e processo legislativo, e conhecem um pouco mais da história política do Paraná.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.