25/09/2015 às 10h18 > atualizado em 02/10/2015 às 15h46

Programa "Autores Paranaenses", da TV Assembleia, recebe o escritor e publicitário Ernani Buchmann

Por Rossano Ribas

O escritor, publicitário, jornalista, advogado e membro da cadeira número dois da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann, é o convidado dessa semana no programa “Autores Paranaenses”. O bate papo apresentado pela jornalista Simone Giacometti vai ao ar neste sábado (26), às 15 horas, na TV Assembleia.
O programa faz parte da nova grade da TV Assembleia (antiga TV Sinal). A nova programação segue a determinação do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que estabeleceu como meta tornar o canal um veículo para aproximar a população do Legislativo. O programa vai ao ar na TV Assembleia todos os sábados, às 15 horas, com reprises ao longo da programação da emissora. A TV Assembleia pode ser assistida no canal 16 da Net e na internet, no endereço www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/tv_assembleia.
Ernani Buchmann – Nasceu em Joinville, Santa Catarina, em 15 de agosto de 1948, onde cursou o antigo primário no Grupo Escolar Germano Timm e o Curso de Admissão ao Ginásio no Colégio Bom Jesus. Com a transferência da família para Curitiba aos 11 anos, estudou no Colégio Santa Maria e no Colégio Estadual do Paraná. É advogado formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo sido aluno também da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.
Foi repórter da Rádio Clube Paranaense, revisor da Editora Laudes (RJ) e cronista de jornais e revistas, como Correio de Notícias, Folha de Londrina, Panorama, Quem, Atenção, Paraná & Cia., Idéias e Gazeta do Povo, para a qual escreveu, em 2004, com Carneiro Neto e Vinicius Coelho, a série Casos e Acasos do Futebol Paranaense. Trabalhou como produtor e comentarista em emissoras de rádio e na TV.
Iniciou carreira na publicidade em 1972, no Rio de Janeiro e, depois, dirigiu diversas agências curitibanas, como Exclam, Master e Get Propaganda. Foi diretor executivo da Fundação Cultural de Curitiba e membro dos conselhos de administração da Fundação Teatro Guaíra e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Foi vice-presidente da Associação Comercial do Paraná em duas gestões e membro de seus conselhos Superior e Político. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná e dirige o jornalismo do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac - Paraná.
Ex-professor da PUCPR e do Curso de Pós-Graduação em Marketing da ESIC, foi também coordenador e orientador na pós-graduação da Unicuritiba. É palestrante e ministra cursos na área de “media training”. Entre janeiro de 1996 e janeiro de 1998 exerceu a presidência do Paraná Clube, anos em que o clube foi tetra e pentacampeão paranaense.
Livros publicados– Cidades e Chuteiras (1987); O Livro do Truco (1996); Os Heróis da Liberdade (1999); Quando o Futebol Andava de Trem (2002); Onde Me Doem os Ossos (2003); O Ponta Perna de Pau (2005); A Camisa de Ouro (2006); O Caçador de Moscas (2007); O Bogart Curitibano (2008) e O Homem com Dois Lados Esquerdos (2013). A adaptação cinematográfica de seu livro, Os Heróis da Liberdade, foi exibida na Mostra Internacional de São Paulo (2007).

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049