04/11/2009 às 16h01

Deputado Luiz Nishimori (psdb)

Por Elise Yoshida/ Kelly Toyofuku / 44 3031-2800 / 41 3350-4170

O deputado e a comitiva já estão no Brasil com novidades sobre as negociações nos países orientaisDepois de passar pela China, a delegação da 5ª Missão Econômica do Paraná cumpriu os principais compromissos no Japão. A visita à Casa Imperial, à Federação Japonesa de Futebol e à empresa Mitsui foram os principais pontos da viagem.O deputado Luiz Nishimori, que liderou a missão, destaca o encontro com o príncipe japonês Naruhito. Foram 40 minutos de conversa na Casa Imperial, onde todos os integrantes da delegação foram recepcionados. Na ocasião o deputado agradeceu a visita do herdeiro do trono japonês nas comemorações do Imin 100, realizadas ano passado.Na empresa Mitsui foi realizada uma reunião com o diretor superintendente Takao Omae. Ele já foi presidente da Mitsui no Brasil e, atualmente, cuida de quatro áreas estratégicas: Agricultura, Energia e Recursos Naturais e Meio Ambiente. O principal assunto do encontro foi sobre trazer a tecnologia do trem-bala ao Brasil. Linhas que ligam São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro; outra de Curitiba, passando pelo litoral do Paraná e chegando a Buenos Aires; além da ligação São Paulo, Ourinhos, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. De acordo com o deputado Nishimori, a empresa tem muito interesse em instalar sua tecnologia no País, mas ainda precisa resolver pendências com o governo federal do Brasil. Nishimori agradeceu pela calorosa recepção e falou da importância do “trem-bala” na região do Paraná, principalmente com a confirmação da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016. “Haverá muito movimento dentro do país chegando até o nosso Estado. Para isso, o projeto do shinkansen [trem-bala japonês] é ideal, além de ser o melhor do mundo”.Em reunião com o vice-ministro de relações exteriores do Japão e deputado federal Shuji Kira Goto, Nishimori também conversou a respeito desse veloz meio de locomoção no País. Goto já morou no Brasil e afirma que conhece as necessidades da instalação do projeto do trem-bala aqui, por isso demonstrou muito interesse no assunto.Assim como na China, a comitiva também visitou a Confederação de Futebol do Japão, onde foi discutida a possibilidade de Maringá ser subsede da seleção japonesa caso a tabela de jogos do time japonês seja na região sul. Também esteve na programação encontro com o governador de Hyogo, Toshizo Ido, e com o prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto; visita à câmara do comércio e indústria de Kobe e à usina de reciclagem de lixo de Nagoya; e a recepção da comunidade nipo-brasileira de Toyohashi e Hamamatsu.