20/04/2017 às 16h55 > atualizado em 20/04/2017 às 17h21
Audiência pública na Alep debaterá dificuldades para acesso ao tratamento do câncer de mama metastático
Por Assessoria de Imprensa, com informações da FEMAMA.
O acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) ao tratamento do câncer de mama metastático – fase mais avançada da doença – será debatido em audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, na próxima quarta-feira (26), a partir das 9 horas, conforme proposição do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente do Legislativo estadual. O evento tem articulação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e da ONG Mão Amiga Beltronense de Prevenção ao Câncer, em parceria com diversas outras entidades.
O foco principal da audiência é a falta de acesso na rede pública de saúde a medicamentos usados para combater o câncer de mama metastático, como o trastuzumabe, que está no SUS apenas para pacientes em fases iniciais ou localmente avançadas da doença. Além desta, outras terapias importantes também não são ofertadas na rede pública, sendo acessíveis apenas a pacientes que dispõem de convênios de saúde.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) dão conta que o Paraná registre cerca de 3.730 novos diagnósticos de câncer de mama em 2017, numa média de dez novos casos por dia – o que seria a quinta maior taxa de ocorrências do país.
Notícias mais lidas
1º
Inscrições de projetos de lei para o Geração Atitude 2018 começam em 1º de maio2º
Assembleia Legislativa disponibiliza novos programas com conteúdos inéditos para o vestibular e o Enem 20183º
"Os desafios de um novo Brasil" serão tema central da XXII Conferência Nacional da Unale, em Gramado (RS)