Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Notícias ///

<< Voltar ///

19/05/2017 às 16h13

21ª Conferência Nacional da Unale é lançada oficialmente na Assembleia Legislativa do Paraná

Por Jaime S. Martins.


Com a presença de deputados estaduais de diversos estados que integram a diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), foi lançada na última segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que será realizada pela primeira vez no Paraná, entre os dias 7 e 9 de junho próximo, em Foz do Iguaçu.

A expectativa é que o evento reúna mais de 500 parlamentares e quase 2 mil participantes, no que é considerado o maior encontro de legisladores da América Latina. O tema da Conferência é “O Brasil e suas reformas” e durante os três dias de evento o debate sobre a necessidade de reforma da Previdência Social e a trabalhista será aprofundado.

Entre as atividades previstas para Foz está um painel com o tema “Crise Econômica nos Estados”, que contará com a participação de vários governadores. Também estão programadas palestras sobre o impacto das reformas nos cenários político e econômico e sobre segurança nacional.

Para o presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), o envolvimento dos legisladores em um momento tão importante de crises e de mudanças para o Brasil é fundamental, já que são os deputados estaduais que estão em contato direto com a população. “Os deputados estaduais estão nas bases e visitam diariamente as suas cidades. Nós ouvimos o povo e isso é muito importante. A gente espera que nossas sugestões sejam acolhidas”. Ao final das discussões, a chamada Carta do Paraná será elaborada com todas as propostas apontadas pelos participantes. “Esse documento será encaminhado para todos os Poderes, para que a gente tenha a nossa participação reconhecida”, ressaltou o presidente da Unale, que representa 1.059 legisladores estaduais.

 

Debates – A semana no Legislativo paranaense foi marcada por debates de temas importantes nas diversas audiências públicas realizadas. Entre os assuntos tratados, destaque para o problema da comercialização fraudulenta de combustíveis, em evento promovido pelo deputado Felipe Francischini (SD); as formas de prevenção e combate à pedofilia, proposta pelo deputado Gilson de Souza (PSC); e a celebração do Dia Estadual do Celíaco, promovida pela deputada Claudia Pereira (PSC), que contou com a participação de importantes autoridades científicas que, por meio de palestras, apresentaram os melhores cuidados a serem tomados com esta doença, com uma alimentação saudável e diversificada, para a melhor qualidade de vida dos celíacos. A doença celíaca é autoimune e interfere na absorção de nutrientes essenciais ao organismo, como carboidratos. O único tratamento é a dieta isenta de glúten, para toda a vida.

 

Homenagem – Na terça-feira (16), por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), foi realizada uma sessão solene em alusão aos 97 anos do Papa João Paulo II, comemorados neste ano. Na ocasião também houve uma homenagem à Igreja Católica.

Também foi realizada uma sessão solene para homenagear os profissionais e entidades assistenciais que prestam atendimento aos portadores de doenças crônicas e seus familiares, conforme proposição do deputado Stephanes Junior (PSB). A solenidade teve como objetivo reconhecer a importância das instituições e também destacar as pessoas que se dedicam a oferecer ajuda e apoio em um momento tão delicado para os doentes e familiares.

 

Comissões – Diversas comissões técnicas permanentes da Alep se reuniram nesta semana, o que permitiu acelerar a tramitação dos projetos de lei (PL), que devem ser incluídos em breve na pauta de votação do Plenário. Na Comissão de Finanças e Tributação foi aprovado o PL nº 153/2017, que permite ao DETRAN-PR subsidiar integralmente às clínicas conveniadas o valor dos exames especiais para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Já na Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude foi aprovado o PL nº 171/2017, que institui o Programa Estadual da Juventude – Rede Jovem, que tem por objetivo promover ações integradas de inclusão social em diversas áreas, como esporte, lazer, saúde e educação, atendendo especialmente jovens em situação de vulnerabilidade.

Na Comissão de Turismo foram aprovados diversos projetos que instituem rotas turísticas no estado a fim de fomentar setor. Entre eles o que institui a Rota Turística dos Parques do Paraná, um conjunto que abrange 34 áreas em todo estado. A iniciativa do projeto de lei nº 34/2017 é da deputada Maria Victoria (PP).

 

 

Busque notícias sobre a Alep:

Notícias

Destaques