Curso

II SEMINÁRIO - PODER LEGISLATIVO E DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA

Palestrante: Bruno Pinheiro Wanderley Reis e Emerson Cervi

Data: 10/08/2017

Horário: 09:00

Carga Horária: 8 horas

Local: Plenarinho

 

MAIS INFORMAÇÕES

O II Seminário da Escola do Legislativo - Poder Legislativo E Democracia Contemporânea é produto de uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Seminário está aberto à apresentação de trabalhos que abordem temas sobre a política contemporânea, tais como, instituições políticas, processo legislativo, novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de Comunicação Política), esfera pública, comportamento político, elites políticas e econômicas, relações governamentais, administração pública, governança democrática, e novas formas de participação política cidadã, políticas públicas, entre outros. Tendo em vista a natureza da instituição que organiza o evento, será dada preferência a trabalhos que abordem o poder legislativo, especialmente os legislativos estaduais. A expectativa é a de que o evento conte com a colaboração de pesquisadores de diferentes campos da ciência tais como, a Ciência Política, a Sociologia, o Direito, a Economia, a Comunicação, entre outros.

O evento serádividido em duas etapas. A primeira terá início às 9 horas com a Mesa de debates sobre o tema “Reforma Política”, e contará com as ilustres presenças dos cientistas políticos Prof. Dr. Emerson Cervi, do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPR, e do Prof. Dr. Bruno Pinheiro Wanderley, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A segunda sessão terá início às 13h30 e será dedicada às apresentações orais dos trabalhos selecionados para o Seminário, os quais serão posteriormente publicados na Revista do Legislativo Paranaense.

 

INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES

As inscrições no evento serão feitas através do endereço eletrônico http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo .

As submissões serão efetuadas no endereço eletrônico seminarioescoladolegislativo@gmail.com . No título deve constar o texto: Submissão de Trabalho – Nome do Autor. No corpo do texto, deve constar o título do artigo, bem como as mesmas informações necessárias a inscrição, descritas no paragrafo precedente. No caso da existência de co-autores, os nomes dos mesmo também devem constar no corpo do texto.

Ressaltamos que o número de inscrições é limitado devido à capacidade do local de realização do evento. Da mesma forma, o número de trabalhos aceitos para apresentação será de 8 (oito) artigos. As submissões dos textos completos devem ocorrer até o dia 30 de julho de 2017. Os trabalhos aceitos serão anunciados no dia 31 de julho de 2017.

As inscrições para participação no evento ocorrerão até o dia 09 de agosto de 2017.

 

NORMAS PARA AUTORES:

- Os trabalhos apresentados devem ser enviados em formato DOC;

- Os trabalhos deverão ter entre 10 e 15 páginas, excluindo a capa e as referências bibliográficas;

CAPA:

- Deve conter o nome do evento, data e cidade, no topo da página centralizado, fonte Arial 12;

- Título do trabalho centralizado, fonte Arial 12;

- Nome do(s) autor(es) alinhado à esquerda, fonte Arial 12. Nota de rodapé contendo titulação, instituição e contatos dos autores, fonte Arial 9.

 

RESUMO:

- Deve apresentar o objeto, objetivos, metodologia e resultados;

- Fonte Arial 11, alinhamento justificado, espaçamento simples;

- Tamanho máximo de 250 palavras;

- Deve conter de duas a quatro palavras-chave.

 

TEXTO:

- Deve conter uma introdução, considerações finais e referências bibliográficas;

- Fonte Arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm.

- Títulos das seções em negrito, fonte Arial 12, alinhado a esquerda, com numeração crescente.

 

TABELAS, QUADROS E GRÁFICOS:

Fonte Arial 10, espaçamento simples.

Observação: Os artigos que forem selecionados para o Seminário deverão disponibilizar posteriormente as tabelas, quadros e gráficos nos formatos originais a fim de que possam ser formatados para a publicação em Revista.