10/08/2017 - 18h30

Revista do Legislativo Paranaense é lançada durante Seminário na Alep

Por Claudia Ribeiro

(Descrição do áudio))

Dentro das atividades que marcaram o  “II Seminário da Escola do Legislativo – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”, em  parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no início da tarde desta quinta-feira (10) aconteceu o lançamento da Revista do Legislativo Paranaense, uma publicação que reúne artigos acadêmicos que exploram temas atuais e apresentam diferentes abordagens sobre o Poder Legislativo, selecionados após o “I Seminário da Escola do Legislativo”, realizado em maio do ano passado.  Para o diretor da Escola do Legislativo e diretor legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, a revista é mais uma conquista para a Assembleia e a para a população acadêmica.

(Sonora)

Entre os artigos que compõem a revista, estão pesquisas sobre  o papel dos websites dos parlamentos brasileiros como instrumentos de educação e informação;  sobre a presença das mulheres nos parlamentos e sobre um projeto pioneiro que acontece no município de Palmeira, nos Campos gerais  chamado Parlamento Jovem, que estimula nos estudantes o interesse pela política e e  pela cidadania.

A revista com esse tipo de conteúdo é inédita no Paraná e significa mais uma forma de aproximação entre a Assembleia Legislativa e a sociedade.  Ela foi produzida pela Escola do Legislativo com o apoio da Diretoria de Comunicação da Casa, como a primeira de uma série de revistas que pretendem divulgar os trabalhos de professores e de estudantes paranaenses. Para a aproxima edição, deve constar, por exemplo, o artigo  apresentado pelo cientista político recém graduado, Diogo Tavares, selecionado para falar da pesquisa que fez sobre a relação entre Executivo e Legislativo no Paraná na 17ª Legislatura.

(Sonora)

Os  organizadores da revista foram Eduardo Soncini Miranda, Leonardo Caetano Rocha e Roberta Picussa, que é a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.