Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

<< Voltar ///

13/09/2018 - 16h02

Botão do Pânico. O que é? ouça e saiba como funciona essa eficaz medida protetiva

Por Cláudia Ribeiro e Odilon Araújo

ODILON -OLÁ, CHEGAMOS !! ESTÁ NO AR MAIS UM PROGRAMA DA RÁDIO ASSEMBLEIA!

EU SOU ODILON ARAÚJO E JUNTO COM A CLÁUDIA RIBEIRO ESPERO A SUA CIA A PARTIR DE AGORA. A CADA ENCONTRO NOSSO AQUI NA RÁDIO ASSEMBLEIA A GENTE TRAZ INFORMAÇÕES, DICAS CULTURAIS, TEREMOS SEMPRE TAMBÉM UM TEMA EM DEBATE COM UM CONVIDADO MUITO ESPECIAL . 

CLÁUDIA - FIQUE LIGADO ENTÃO ÀS NOSSAS MANCHETES DO DIA: 

ODILON – TEM CIDADE HOMENAGEADA PORQUE ESTÁ DE ANIVERSÁRIO EM SETEMBRO!! ELÁ É TÃO NOVINHA QUE MUITOS PARANAENSES NEM DEVEM CONHECÊ-LA. ALGUÉM AÍ JÁ VISITOU MERCEDES ??

 

CLÁUDIA –   PROJETO  NO INTERIOR DO PARANÁ ESTá AJUDANDO PACIENTES DE CÂNCER A RECUPERAR A AUTO ESTIMA.

 

ODILON –  VOCÊ SABE O QUE É O BOTÃO DO PÂNICO? HOJE É DIA DE SABER MAIS ESSA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE VEM AUXILIANDO MUITAS MULHERES PARANAENSES.

 

CLÁUDIA – E QUE TAL SE DELICIAR com a  NOSSA TÃO POPULAR CARNE DE ONÇA? TEM FESTIVAL DESSE PRATO TÍPICO ACONTECENDO NA CAPITAL!

 

ODILON – FIQUEM LIGADOS !! O PROGRAMA DA RÁDIO ASSEMBLEIA ESTÁ NO AR!! 

 

CLÁUDIA ABRE - E A GENTE JÁ COMEÇA, ODILON, DANDO UM UP NA AUTO ESTIMA DAS MULHERES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER!! TEM UM PROJETO MUITO LEGAL QUE NASCEU EM CAMPO MOURÃO, REGIÃO OESTE DO NOSSO ESTADO, PENSANDO NESSAS MULHERES! É O PROJETO SOCIAL CASA DAS FRALDAS. 

ODILON -  O PROJETO TEM COMO UM DOS OBJETIVOS, O BEM ESTAR, UM CARINHO A MAIS NAS MULHERES – QUE SÃO PACIENTES DE CANCER DE MAMA E QUE POR CONTA DA DOENÇA TIVERAM DE RETIRAR SUAS MAMAS. E OLHA SÓ QUE INTERESSANTE: O PROJETO ADQUIRIU 4 MÁQUINAS E VAI CONFECCIONAR PARA ESSAS MULHERES GRATUITAMENTE – CLARO SOB ENCOMENDA - SUTIÃS COM AS PRÓTESES MAMÁRIAS. É UM CARINHO SUPER ESPECIAL A QUEM ACABOU DE PASSAR POR UM PROCESSO CIRÚRGICO TÃO DELICADO, NÉ!

 

CLÁUDIA - MAS PRA ISSO ACONTECER, O PROJETO SOCIAL CASA DAS FRALDAS QUER SABER QUEM SÃO ESSAS MULHERES E POR ONDE ELAS ANDAM. POR ISSO, SE VOCÊ QUE ESTÁ NOS OUVINDO OU NOS ACOMPANHANDO AQUI NA RADIO ASSEMBLEIA PASSOU PELA RETIRADA DE MAMAS OU CONHECE ALGUÉM QUE ENFRENTOU ESSA CIRURIGA PODE ENTRAR EM CONTATO.

 

ODILON – OS SUTIÃS – A GENTE DESTACA - SERÃO PRODUZIDOS GRATUITAMENTE A QUEM FIZER O PEDIDO. NOVOS SUTIÃS QUE, DE ACORDO COM A PRESIDENTE DO PROJETO CASA DAS FRALDAS, SRA MARTA KAISER – VÃO DAR MAIS CONFORTO E MAIS DIGNIDADE PARA MUITAS E MUITAS MULHERES.

 

CLÁUDIA -  O PLANEJAMENTO É ENTREGAR OS SUTIÃS PARA SUAS DONAS NO MÊS DE OUTUBRO – O QUE SERÁ UM REFORÇO AO OUTUBRO ROSA NA CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA. SE VC FICOU INTERESSADO ENTÃO ANOTE. O TELEFONE DO PROJETO CASA DAS FRALDAS, EM CAMPO MOURÃO É  O 44 – 3253 – 6449.

ODILON - O PROJETO FICA NA RUA EDUMUNDO MERCER, 900 – CAMPO MOURÃO!! AS INFORMAÇÕES SÃO DO PORTAL G1 PARANÁ !

 

HOMENAGEM MERCEDES

 

CLÁUDIA -   HORA DA NOSSA HOMENAGEM DO DIA!!

 

ODILON – É...  A NOSSA HOMENAGEM HOJE CLÁUDIA, VAI PARA O MUNICÍPIO DE MERCEDES, QUE FICA LÁ NO OESTE DO ESTADO PROS LADOS DE GUAÍRA E MARECHAL CANDIDO RONDON. CIDADE CERTAMENTE POUCO CONHECIDA DE MUITOS PARANAENSES QUE É MUITO NOVA. ESTÁ COMPLETANDO APENAS 26 ANOS DE FUNDAÇÃO. AGORA... É UMA TERRA DE GENTE BASTANTE TRABALHADORA QUE TEM NO FORTE DE SUA ECONOMIA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA DE SOJA, MILHO, TRIGO E MANDIOCA.

 

CLÁUDIA – E A HISTÓRIA DE MERCEDES É BEM CURIOSA. A OCUPAÇÃO DAQUELA REGIÃO COMEÇOU POR UMA EMPRESA COLONIZADORA VINDA DO RIO GRANDE DO SUL QUE INSTALOU-SE, EM 1.946, NO MUNICÍPIO DE TOLEDO. COMEÇAVA – LENTAMENTE A OCUPAÇÃO DA CHAMADA FAZENDA BRITÂNIA. NAQUELES DIAS, A VILA GENERAL RONDON – HJ O MUNICÍPIO DE MARECHAL CANDIDO RONDON  - ERA UM TERRÍTÓRIO IMENSO A SER EXPLORADO E PERTENCIA AO MUNICÍPIO DE TOLEDO.

 

ODILON – COM O PROGRESSIVO CRESCIMENTO DA REGIÃO, MIGRANTES VINDOS DO RIO GRANDE DO SUL, DE SANTA CATARINA E DEPOIS PRINCIPALMENTE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE PASSARAM A OCUPAR A PEQUENA VILA – QUE JÁ ERA CHAMADA DE MERCEDES. COM AS FÉRTEIS TERRAS DO OESTE DO PARANÁ ATRAINDO GENTE DE TODO O BRASIL – TODA A REGIÃO SE DESENVOLVIA. MARECHAL CANDIDO RONDON DESMEMBROU-SE DE TOLEDO, NO FIM DA DÉCADA DE 50 E MERCEDES ESTAVA NO MAPA DE MARECHAL. VIROU MUNICÍPIO, APENAS, A PARTIR DA DÉCADA DE 90. UMA CIDADE NOVINHA E CHEIA E ENERGIA!!

 

CLÁUDIA – E MERCEDES HOJE JÁ TEM FESTA TRADICIONAL. É A FESTA NACIONAL DO COSTELÃO RECHeADO.  (PARECE DELICIOSO, HEIN!! ) ACONTECEU NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA PRA CELEBRAR OS 26 ANOS DA PEQUENA MERCEDES, HOJE COM POUCO MAIS DE 5 MIL HABITANTES, SEGUNDO O IBGE.

 

ODILON – AGORA, QUER UMA HISTÓRIA CURIOSA CLÁUDIA É PESQUISAR O ORIGEM DO NOME DO MUNICÍPIO. SERÁ QUE ALGUE´M EM CASA TEM IDEIA DA ORIGEM DO NOME MERCEDES?? – POIS VOU CONTAR PRA VOCES.

 

HÁ DUAS TEORIAS – PRIMEIRA DELAS:

UM PIONEIRO A OCUPAR A REGIÃO TERIA COLOCADO UMA PLACA, NO CRUZAMENTO DE DUAS PICADAS, QUE TINHA ESCRITO: “AQUI É MERCEDES” –E ALI ESSE PIONEIRO TERIA ERGUIDO A CASA DELE.

 

A SEGUNDA VERSÃO PARA A ORIGEM DO NOME É MAIS GRACIOSA E A MAIS ACOLHIDA HOJE PELOS MORADORES. TEM INSIPIRAÇÃO EM UMA JOVEM PARAGUAIA DE NOME MERCEDES QUE MORAVA NA REGIÃO. A BELA MOÇA SERIA A FILHA DE UM HOMEM QUE TRABALHA NA EXTRAÇÃO DE MADEIRA. ELA TINHA UM BAR, UMA MERCEARIA E VENDIA ARTIGOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE AO PESSOAL. E NA ESTRADA ENTRE FOZ E GUAÍRA – TODO MUDO LEMBRAVA – QUE O DESCANSO PODIA SER UMA PARADA LÁ NA NA MERCEDES. HISTÓRIAS CURIOSAS E INSIPIRADORAS DESSE NOSSO PARANÁ, NÉ!

 

VIVA MERCEDES E SEUS 26 ANOS DE FUNDAÇÃO!!

E, claro, Mercedes se tornou um município graças a uma lei aprovada aqui na Assembleia. O Projeto que desmembrou o local de Marechal Cândido Rondon,  foi do então deputado GERNOTE KIRINUS.

A lei que criou o município é a de Nº 9370 DE 17/09/90.

(Entrevista))

CLÁUDIA - NOSSO ASSUNTO AGORA É UM TEMA QUE PENSA EM MAIS PROTEÇÃO ÀS MULHERES! I O BOTÃO DO PÂNICO!! A implantação do botão do pânico está em ritmo acelerado no Paraná. Ao todo, quinze municípios receberão a tecnologia que ajudará na proteção das mulheres vítimas de violência.

 

ODILON - O dispositivo pode ser acionado quando elas se sentirem ameaçadas com a proximidade de seus agressores, se eles descumprirem medida protetiva. A iniciativa virou lei aqui na Assembleia há dois anos , em  12 de Setembro de 2016. E está, inclusive, no aplicativo Agora é Lei NO PARANÁ, que pode ser baixado nos smartphones e tablets  para você ficar por dentro de algumas das principais leis do estado.

 

CLÁUDIA – E PRA FALAR SOBRE ESTE ASSUNTO Quem conversa com a gente sobre a implantação do botão do pânico é Leandro Meller, superintendente de políticas de Garantia de Direitos da Secretaria (estadual ou municipal?) de Desenvolvimento Social. SEJA MUITO BEM VINDO AO NOSSO PROGRAMA DA RÁDIO ASSEMBLEIA.

ODILON - Na semana passada, as equipes das áreas de segurança, jurídica e de assistência social que atuarão no atendimento das mulheres vítimas de violência de Irati participaram de uma capacitação sobre o sistema utilizado pelo dispositivo. COMO FOI ESSA CAPACITAÇÃO?

 

CLÁUDIA - De acordo com o serviço de Assistência Social do município, Irati conta com cerca de 200 casos de mulheres que possuem medida protetiva.

A quantidade disponibilizada, contudo, não é revelada por questões de segurança das próprias mulheres. MAS DE QUE MANEIRA ELAS PODERÃO TER O BOTÃO DO PANICO COMO FERRAMENTA DE PROTEÇÃO? COMO VAI SER O FUNCIONAMENTO?

 

ODILON – E OUTRAS CIDADES TAMBÉM VÃO GANHAR ESSA TECNOLOGIA! As demais cidades que implantarão o botão do pânico são Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Pinhais e Ponta Grossa.?? EXISTE UMA PREVISÃO DE ATÉ QUANDO A PROTEÇÃO ENTRARÁ EM FUNCIONAMENTO NESSAS OUTRAS CIDADES?

 

CLÁUDIA  - E PRA RECEBER O BOTÃO DO PÂNICO, VC EXPLICOU QUE HOUVE UMA CAPACITAÇÃO EM IRATI. SEMPRE É EXIGÊNCIA ENTÃO QUE ELAS PASSEM POR UM TREINAMENTO? QUE TIPO DE TREINAMENTO?

 

ODILON – COM BASE EM QUAIS CRITÉRIOS SERÁ A ESCOLHA DAS MULHERES QUE PODERÃO UTILIZAR O BOTAO DO PÂNICO COMO PROTEÇÃO?

 

  ( AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL E ACOMPANHADAS PELO CREAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)

(Elas serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: registro de alto índice de violência contra a mulher, Guarda Municipal em funcionamento, equipes socioassistencial e do judiciário atuantes, e existência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.))

 

CLÁUDIA – DE QUANTO É O INVESTIMENTO DO ESTADO DO PARANÁ PARA A IMPLANTAÇÃO DESSE SISTEMA ?

(INVESTIMENTO DO ESTADÓ É DE 2,6 MILHOES )

 

ODILON -  QUAL O PASSO A PASSO PARA QUE A MULHER PASSE A TER DIREITO A ENTRAR NO PROGRAMA QUE FORNEÇA A ELA O BOTÃO DO PÂNICO ?  

( A mulher em situação de risco é inserida no projeto por decisão judicial. Depois de cadastrada no sistema de monitoramento da Guarda Municipal, que registrará suas informações pessoais e do agressor, ela recebe o dispositivo de segurança. O aparelho é pequeno e de fácil manuseio.)

 

CLÁUDIA – E COMO FUNCIONA – EXPICA PRA GENTE ??

(Ao sentir-se ameaçada com a presença do agressor em qualquer lugar, ela deve apertar o botão do pânico, que acionará imediatamente a Guarda Municipal. Na hora, ela perceberá uma vibração no dispositivo, confirmando o acionamento.

Na central de monitoramento, os policiais terão acesso à localização, aos dados da vítima e do agressor, encaminhando as viaturas o mais rápido possível. A plataforma permite visualizar em tempo real os dispositivos acionados de forma simultânea.

Também tem início a transmissão do áudio ambiente, que ajuda a identificar a gravidade da ocorrência e pode ser usada como prova.)

 

ODILON E CLÁUDIA – MUITO OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO COM A GENTE NO PROGRAMA DE HOJE – NÓS FALAMOS COM .........

 

ODILON –

E OLHA Só, GENTE! Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgados no estudo “O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha”, mostraram que o Tribunal de Justiça (TJ-PR) foi o quinto tribunal brasileiro que registrou maior número de novos casos de violência doméstica contra a mulher em 2017, com um total de 32.441 processos.

 

CLÁUDIA - O número indica que a Justiça paranaense recebe uma média de 89 casos por dia desse tipo, ou ainda um novo processo a cada 16 minutos.

Na comparação com 2016, quando haviam ingressado no judiciário 27.747 novos casos, houve aumento de 16,9% no volume de processos, com a taxa de ocorrência a cada mil mulheres residentes no estado subindo de 4,9 para 5,8.

(sobe som))

ODILON - BOM – NÓS VAMOS FALAR AGORA DE SABORES E DE ALGO MUITO TÍPICO DE CURITIBA. CLÁUDIA, VAI  até o dia 30 de setembro o terceiro  Festival da Carne de Onça de Curitiba, que tem como objetivo a valorização do prato que foi escolhido como Patrimônio Cultural Imaterial da capital paranaense. Nesta edição,  o  evento conta com  34 participantes, que irão vender  o prato ao preço único de R$ 12,90.

CLÁUDIA - No cardápio, Carne bovina magra (sem nervo ou gordura), sem tempero, sobre fatias de broa preta, pimenta do reino, sal, azeite de oliva extra virgem, cebola (cortada bem fininha), cebolinha (também cortada fininha), mais sal, azeite de oliva e pimenta do reino.

O 3º Festival da Carne de Onça tem o apoio oficial do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

(sobe som)

 

ODILON - E AGORA A DICA É PARA OS AMANTES DA NATUREZA!! UMA DICA BEM LEGAL DE PASSEIO NO NOSSO LITORAL.

Acontece no próximo domingo (16) a Caminhada Internacional da Natureza de Pontal do Paraná, Circuito Colônia Pereira. O trajeto será de 10 quilômetros com grau de dificuldade mínimo. A saída está marcada para as 8 horas da manhã no CTG Desgarrados do Pago que fica na PR 508 no quilômetro 10 da rodovia Alexandra Matinhos.

 

CLÁUDIA - O retorno da caminhada está previsto para o meio-dia. Os organizadores afirmam que as trilhas são de fácil acesso. No domingo, os participantes poderão tomar um café caiçara antes da saída.

As inscrições podem ser feitas ESTA QUINTA FEIRA,  pelo site www.pontaldoparana.caminhadas.info ou pelo telefone fone 3455-9631 ramal 7032. O evento atrai  pessoas de diversos locais do estado. E é  um convite para que elas  conheçam outras belezas naturais de Pontal do Paraná.

 

ODILON - É ISSO – E DEPOIS DESSA BOA DICA AÍ DE PASSEIO – A GENTE SE DESPEDE. A VCS QUE NOS ACOMPANHARAM, MUITO OBRIGADO PELA COMPANHHIA – AMANHÃ TEREMOS UM PAPO SOBRE CINEMA AQUI NA RÁDIO ASSEMBLEIA.

 

CLÁUDIA – VC PODE NOS ACOMPANHAR PELO SITE DA ASSEMBLEIA , PELO FACEBOOK. MANDE SUAS DICAS ,CRÍTICAS E SUGES~TOES...TCHAU TCHAU ... ATÉ MAIS!!