Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

<< Voltar ///

10/11/2017 - 17h54

Aplausos, emoção e discursos marcam encerramento do Parlamento Universitário

Por Cláudia Ribeiro

(descrição do áudio))

(Sobe som de barulho e aplausos))

Os aplausos são para festejar um projeto que, mais uma vez, foi um sucesso: o Parlamento Universitário. Quem comandou o último “projeto” da “Ordem do Dia” desta sexta-feira (10), foi o diretor legislativo da Assembleia, e um dos idealizadores do projeto, Dylliardi Alessi.

(Sobe som)

(Sonora)

Na segunda edição, foram  dez dias de articulações,  debates, e aprendizado. E como aprenderam  os alunos de diversos cursos de  oito universidades  selecionados para viver na pele o dia a dia de um deputado estadual. Que o diga Maiane Bittencourt, aluna de Ciência Política, da Uninter.

(Sonora)

 Se transformar em parlamentares significou mais do que vestir terno e gravata e trajes socais.  Representou defender propostas, participar das Comissões, pesquisar na hora de emitir um parecer.   E claro, divergir. Embates que dividiram os grupos, principalmente quando o projeto tratava, por exemplo, da desestatização das empresas públicas e, que, no fim, acabou derrubado, deixando o autor, Carlos Sviontek, da UFPR. um dos atuantes deputados/universitários, revoltado, o que é muito comum no “Parlamento real”.

(Sonora)

Constitucional,  inconstitucional, ademais, excelência,  favoráveis, contrários,  o fato foi que, mais que repetir alguns desses termos,  eles tiveram nesse período  uma lição de democracia, de cidadania. Um tempo de muita troca de experiências que foi além do que muita gente esperava e que vai deixar saudades, não é Débora Castro?

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Notícias mais lidas

Destaques