05/11/2018 às 16h25 > atualizado em 12/11/2018 às 10h43

Governador-universitário detalha projetos para o programa Rádio Assembleia

Por Ana Luzia Mikos

O programa Rádio Assembleia desta semana vai entrevistar alguns dos participantes do Parlamento Universitário. E o primeiro convidado é o estudante Gustavo Salles Ferreira, nesta segunda-feira (5), escolhido para ser o “governador do Estado” na terceira edição da premiada iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Eleito com 35 votos, Salles agradeceu o reconhecimento dos colegas e a oportunidade desta imersão na realidade do Poder Legislativo. “Antes mesmo de fazer o curso de Direito, sempre gostei muito de política. Não conhecia e fiquei surpreendido com a Casa. Além disso, na faculdade, aprendemos o processo jurídico, enquanto o processo legislativo fica um pouco de lado”, afirmou.

Alunos de nove instituições paranaenses de ensino superior vivenciam a rotina dos deputados estaduais por duas semanas, aprendendo como funciona o trâmite de um projeto de lei, desde sua apresentação até a sanção ou veto da proposta pelo governador do Estado.

“Eu tinha ideia de algumas propostas de iniciativa exclusiva do governador. Comecei a estudar e fiz um projeto de criação de defensorias públicas regionalizadas. Já a minha ideia para a saúde começou com a produção da minha monografia sobre a Judicialização da Saúde”, explicou o estudante do 8.º período do Curso de Direito da Universidade Positivo.

A sugestão do universitário-governador é criar câmaras regionais de apoio técnico, formadas por médicos, farmacêuticos e enfermeiros do próprio quadro estadual para analisar as demandas referentes à liberação de atendimentos e medicamentos.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.

O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Ouça as entrevistas desta notícia:
Clique aqui para fazer o download do boletim