Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

<< Voltar ///

14/06/2018 às 12h32

Assembleia faz sessão solene em Pato Branco para homenagear Claudio Petrycoski

Por Sandra C. Pacheco

Por iniciativa do deputado Guto Silva (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza sessão solene em Pato Branco nesta sexta-feira (15), para outorgar o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário Claudio Petrycoski, líder da Atlas Eletrodomésticos, uma das mais importantes fábricas de fogões do Brasil. O evento acontece no Clube Pinheiros, na Rua Itapuã, 1.588, no Bairro Parzianello, com início previsto para as 19h30. O deputado destaca que a homenagem é uma justa forma de reconhecimento ao espírito empreendedor de Petrycoski e sua importante atuação em favor do desenvolvimento da região Sudoeste e do Paraná.

Filho dos pioneiros Theóphilo e Maria Luisa Petrycoski, Claudio nasceu em Pato Branco e desde criança ajudou a família na viabilização da produção semi-artesanal de fogões a lenha. Em 1985 passou a presidir a indústria da família, então com 36 anos de atividades, buscando novas perspectivas e a ampliação da participação no mercado, contratando, para isso, profissionais com experiência no ramo em outras indústrias do setor.

Desenvolvimento – Dois anos após assumir o comando da empresa deu início à produção de fogões a gás, marcando nova fase para a empresa com a montagem de 50 unidades/dia. Em 1993 a Indústria de Fogões Petrycoski já fabricava 250 fogões a gás por dia, e 90 a lenha. Começaram nessa época os atos de reconhecimento, como o “Prêmio Excelência Empresarial” concedido pela Associação Comercial e Industrial do Paraná. Foi na década de 1990 que a empresa ganhou a denominação atual, Atlas Indústria de Eletrodomésticos LTDA ou Atlas Eletrodomésticos, e os prêmios se multiplicaram: Prêmio Top de Marketing da ADVB-PR em várias ocasiões, a Medalha e o Diploma do Mérito Industrial do Sistema Fiep, o Troféu Empresarial no Fórum Nacional de Líderes Empresariais.

Claudio Petrycoski ocupa desde 2003 a vice-presidência do Sistema FIEP; presidiu a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, preside atualmente o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social e integrou o Movimento Brasil Confederação, que prega o descentralismo do poder político no país. Seu grupo empresarial se envolve e investe financeiramente no Sudoeste paranaense, em causas ligadas aos anseios coletivos da comunidade, principalmente nas áreas de cultura e esporte. É pioneiro no transporte gratuito de funcionários e grande promotor do desenvolvimento intelectual de seus colaboradores, com cursos de ensino básico, médio e pós-médio na própria estrutura.

Além disso, é o principal patrocinador de iniciativas dos institutos Theóphilo Petrycoski e Prosdócimo Guerra, que mantém as oficinas de música, desenho, práticas de tchoukball, aulas de Esperanto, inclusive contam com uma orquestra de cordas que realiza apresentações em diversos pontos da região. Patrocina a seleção brasileira de tchoukball e a produção de livros sobre os mais diversos temas, dentre inúmeras outras ações de benemerência.

 

Notícias mais lidas

Destaques