Tadeu Veneri

O deputado estadual Tadeu Veneri foi eleito com 69.320 votos para um novo mandato na Assembleia Legislativa na eleição de 2018. Veneri foi o segundo deputado estadual mais votado em Curitiba e o sétimo entre os 54 deputados estaduais. Esta eleição foi resultado de um trabalho que se desenvolve no parlamento desde 1985, quando assumiu uma cadeira de vereador em Curitiba. 

Veneri foi indicado para ser o líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa. Também é o representante da bancada do PT na Comissão de Constituição e Justiça, que recebe todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa, de iniciativa de todos os Poderes. Veneri participa também das Comissões de Direitos Humanos, de Cultura e de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

O primeiro mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa foi em 2003, tendo sido reeleito em 2006, 2010 e 2014. Veneri é filiado ao PT desde 1988. Ele integra a corrente interna do PT, Militância Socialista. Em 2016, Veneri concorreu à prefeitura de Curitiba pelo PT.

Filho e neto de ferroviários, Tadeu Veneri nasceu em União da Vitória e mudou-se em 1972, para trabalhar em Curitiba. Em 1974, começou a estudar Psicologia, na Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná.

Ex-funcionário do Banco do Brasil, Veneri começou sua militância política no movimento sindical. Seus mandatos parlamentares foram construídos nas lutas populares e sindicais e no compromisso com a defesa da classe trabalhadora. Ele atuou em todo o estado, na década de 70, ajudando na organização dos trabalhadores e na construção da oposição sindical dos bancários em vários municípios do interior.

Desde o início desta caminhada, como trabalhador envolvido com a organização sindical dos bancários, até a chegada ao parlamento, passando pela candidatura a prefeito de Curitiba em 2016, a trajetória de Veneri foi marcada pela defesa do interesse público, dos direitos sociais, do respeito às minorias e de uma sociedade igualitária, onde o Estado possa funcionar em benefício de todos e não apenas de uns poucos. 

Leal aqueles a quem representa e aos princípios éticos exigidos de todos que são eleitos pelo voto popular, em sua tarefa política, Veneri confronta os intocáveis e seus privilégios. Com a ousadia e a coragem naturais de quem pratica o que prega, Veneri desafia a ordem estabelecida por aqueles que acham que são donos do Estado e atuam para dele tirar proveito.

Em seus mandatos, Veneri tem enfrentado interesses corporativos, grupos econômicos e consórcios políticos que dominam a Assembleia Legislativa. E se coloca ao lado da maioria que precisa dos serviços públicos e junto com aqueles que não desistem de lutar por seus direitos. 

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Tadeu Veneri
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação