1o CONCURSO DE REDAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ
“Poder Legislativo: a importância da democracia para a sociedade.”

 

Conforme o Ato da Comissão Executiva da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, de nº 1720/2013, cria-se o 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná.

  • DOS OBJETIVOS

 

I. Geral

Estimular entre os estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas escolas públicas estaduais do Paraná, a reflexão sobre o papel da democracia e dos poderes constituídos democraticamente na sociedade brasileira.

II. Específicos

  • Instigar a reflexão sobre os atos políticos e civis e seus efeitos na sociedade.
  • Estimular o debate sobre o papel do Poder Legislativo enquanto instituição democrática.
  • Aproximar os estudantes do Poder Legislativo, de modo a despertar o interesse pelo conhecimento dos poderes democráticos.

 

  • DA REDAÇÃO

Tipo textual: argumentativo/dissertativo
Tema: “Poder Legislativo: a importância da democracia para a sociedade”
Extensão: 20 a 30 linhas.

  • DA PARTICIPAÇÃO

Somente poderão participar do 1o Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná os estudantes regularmente matriculados nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais do Paraná.

  • DA NECESSIDADE DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO

 

Será garantido auxílio na transcrição da redação aos participantes que, comprovadamente, necessitem de atendimento específico e diferenciado. Desta feita, deve-se observar:
I. A folha de redação não deve conter nenhuma referência à condição especial do aluno.
II. O participante deve dispor de documentos comprobatórios da situação de atendimento diferenciado declarada.
III. O aluno deve estar ciente de que as informações prestadas devem ser exatas e fidedignas, sob pena do responsável legal responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do certame.
IV. A escola cujo participante necessitar de atendimento específico deverá informar ao Núcleo Regional de Educação, que por sua vez informará à Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e à Secretaria de Estado da Educação, no momento do envio da redação, qual a necessidade especial e qual auxílio deve ser oferecido ao aluno.

  • DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

 

Serão classificadas 96 redações para a etapa final – três por Núcleo Regional de Educação do Paraná – conforme segue abaixo:

I. Primeira etapa (na escola): Cada estabelecimento de ensino apto a participar do Concurso selecionará uma redação, que por sua vez, será enviada pela direção da escola ao Núcleo Regional de Educação (NRE) da sua região.
II. Segunda etapa (no Núcleo): Cada NRE selecionará três redações para representar a sua região e as enviará, em envelope único e lacrado, via malote, para a Secretaria de Estado da Educação, juntamente com as fichas de inscrições devidamente preenchidas.
III. Terceira etapa (estadual): A Comissão Julgadora do Concurso, designada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e pela Secretaria de Estado da Educação, selecionará entre as 96 classificadas, as três redações finalistas.

  • DO PROCESSO DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

 

As redações devidamente inscritas de acordo com este regulamento deverão passar por três etapas de seleção e avaliação, conforme disposto a seguir:

I. Primeira etapa (na escola) – O(a) professor(a) orientador(a) deverá selecionar uma redação por turma, que será avaliada por comissão técnica constituída pela direção do estabelecimento de ensino.
a) As escolas deverão desenvolver atividades preparatórias para a elaboração das redações. Deste modo, os docentes podem abordar de forma interdisciplinar o que é democracia, quais são e como funcionam os poderes constituídos democraticamente, como se dá o exercício político, com apresentação de diversos enfoques históricos relacionados ao tema, dentre outros. Portanto, o professor deverá colocar o aluno em contato direto com assuntos relacionados ao tema, proporcionando a ele a possibilidade de adquirir conhecimento e construir seus próprios argumentos para a construção textual.
b) Os textos deverão ser produzidos, preferencialmente, em sala de aula, sob a orientação do(a) professor(a).
c) A escola deverá formar uma comissão técnica responsável por eleger a redação que irá representar o estabelecimento de ensino neste Concurso.
d) A indicação e quantificação dos membros para a composição da comissão técnica ficam a critério da direção de cada escola.
e) Para a seleção da redação, os membros da comissão técnica devem seguir os critérios de avaliação constantes no item 8 deste regulamento.
f) A redação selecionada deve ser manuscrita pelo(a) próprio(a) autor(a) no papel timbrado elaborado exclusivamente para o Concurso. A folha pode ser impressa por meio dos sites www.diaadiaeducacao.pr.gov.br e www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao.
g) O nome do(a) aluno(a) e o do estabelecimento de ensino deverão constar somente no rodapé destacável da folha de redação e na ficha de inscrição.
h) Ao encaminhar o texto selecionado, a escola e o(a) aluno(a) participante, bem como seus responsáveis legais, aceitam automaticamente os dispositivos estabelecidos neste regulamento, inclusive no que se refere à autorização, para todos os efeitos, do uso, publicação, divulgação e veiculação do texto inscrito, de eventuais imagens produzidas durante a premiação e outros produtos decorrentes do Concurso.
i) As redações inscritas pelas escolas não serão devolvidas em hipótese alguma.
j) Será de responsabilidade da escola o colhimento das assinaturas de autorização dos pais, tutor ou responsável legal caso se faça necessária viagem a Curitiba para o recebimento de prêmio e homenagem cívica.

II. Segunda etapa (no Núcleo) – O Núcleo Regional de Educação deverá formar uma comissão técnica para avaliar e selecionar três textos dentre todos os recebidos das escolas participantes que integram sua área de atuação.
a) Os Núcleos Regionais deverão considerar, para fins de seleção, todos os textos comprovadamente encaminhados pelas escolas até 28 de outubro de 2013, ao respectivo NRE, conforme ANEXO I deste regulamento.
b) O NRE deverá encaminhar, via malote, todos os textos recebidos informando os três textos escolhidos.
c) O NRE poderá criar um calendário regional de seleção e avaliação, desde que se cumpram todos os dispositivos deste regulamento e os prazos de envio das redações.
d) O NRE deve formar uma comissão técnica, a seu critério, para fazer a seleção dos textos inscritos.
e) Os critérios de avaliação para a seleção devem considerar o item 8 deste regulamento.
f) O NRE deverá designar um responsável, que não integre a comissão técnica, para o seguinte procedimento:
i. Inserir numeração sequencial na Folha de Redação, no campo destinado ao “USO EXCLUSIVO DO NRE” (canto superior direito). Iniciar com o número 1;
ii. Repetir no rodapé, em campo igualmente destinado ao “USO EXCLUSIVO DO NRE” (canto inferior direito), a mesma numeração atribuída no cabeçalho.
iii. Destacar o rodapé onde conste o nome do aluno e da escola a fim de garantir a impessoalidade na avaliação a ser realizada pela comissão técnica do NRE.
iv. Concluída a seleção, o NRE deve anexar o respectivo rodapé, anteriormente destacado, aos textos escolhidos.
g) O NRE deverá enviar todos os textos, indicando os selecionados, para a Secretaria de Estado da Educação em envelope lacrado, via malote, constando anexas as folhas dos textos com os respectivos rodapés e das relativas fichas de inscrição dos alunos.
h) O NRE tem até 18 de novembro de 2013 (data limite) para esse envio.
i) Somente serão considerados inscritos os textos manuscritos pelos alunos na folha oficial do Concurso, sem rasuras e sem identificação no corpo do texto, acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo(a) diretor(a) da escola, pelo(a) autor(a) do texto e por seu responsável legal, se menor de 18 anos, postadas até data limite, conforme alínea “h” deste item.

III. Terceira etapa (estadual) – A Comissão Julgadora irá julgar e selecionar, entre os 96 textos recebidos da segunda etapa, o primeiro, segundo e terceiro colocados no Concurso.
a) A Comissão Julgadora será composta por cinco membros: dois representantes designados pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e três pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).
b) A Comissão Julgadora da etapa final julgará e classificará os textos conforme o item 8 deste regulamento, definindo assim o primeiro, o segundo e o terceiro colocado do Concurso.
c) A Comissão Julgadora selecionará até 22 de novembro de 2013 os três textos finalistas, compostos por primeiro, segundo e terceiros lugares.
d) Somente os servidores da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, que não integram a Comissão Julgadora, poderão ter acesso a informações que permitam identificar os alunos autores das redações inscritas.

  • DA PREMIAÇÃO

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná irá premiar os três alunos finalistas, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, bem como os respectivos professores orientadores e estabelecimentos de ensino.

7.1. Dos alunos finalistas

Serão selecionados três textos finalistas, definindo-se assim o primeiro, o segundo e o terceiro colocados do 1o Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

I. Os alunos finalistas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão um tablet, cada,como premiação(conforme especificação técnica disponível nos sites www.diaadiaeducacao.pr.gov.brwww.alep.pr.gov.br/concursoderedacao) e certificado de participação no Concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
II. O(a) aluno(a) primeiro(a) colocado(a), seu responsável legal e respectivos professor(a) orientador(a) e diretor(a), serão convidados a viajar (caso residente em outro município que não Curitiba e Região Metropolitana) à sede do Poder Legislativo, localizada na capital paranaense, com as despesas de hospedagem, transporte terrestre e alimentação cobertas pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, para o recebimento da homenagem cívica e premiação.
III.  O(a) aluno(a) vencedor(a) deve obrigatoriamente estar acompanhado(a) de um responsável legal (mãe, pai ou tutor), bem como do(a) professor(a) orientador(a) e/ou diretor(a) da escola para o recebimento do certificado de menção honrosa e/ou prêmio na sede do Legislativo paranaense.
IV. Na impossibilidade de viagem e/ou comparecimento à sede do Poder Legislativo em data prefixada neste regulamento, o(a) finalista primeiro(a) colocado(a) poderá receber o certificado de menção honrosa e/ou prêmio via Correios, endereçado à sede da escola.
V. Os alunos classificados em segundo e terceiro lugares, e seus respectivos professores orientadores e estabelecimentos de ensino, receberão o prêmio e o certificado de menção honrosa via Correios, endereçados à sede das respectivas escolas.
VI. Os textos dos alunos finalistas comporão o arquivo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

PARÁGRAFO ÚNICO – os traslados locais, referentes ao trajeto da residência do aluno/acompanhante, professores e/ou diretores até o local de embarque, e vice-versa, não serão cobertos pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

7.2. Dos professores orientadores finalistas

I. Os professores orientadores dos alunos classificados em primeiro, segundo e terceiros lugares no Concurso receberão como premiação um ultrabook cada(conforme especificação técnica disponível nos sites www.diaadiaeducacao.pr.gov.br e www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao) e certificação da participação no Concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
II. Na impossibilidade de viagem e/ou comparecimento à sede do Poder Legislativo em data prefixada neste regulamento, o(a) professor(a) orientador(a) do(a) primeiro(a) colocado(a) poderá receber o certificado de menção honrosa e/ou prêmio via Correios, endereçado à sede da respectiva escola.
III. Os professores orientadores dos alunos classificados em segundo e terceiro lugares receberão o prêmio e o certificado de menção honrosa via Correios, endereçados à sede das respectivas escolas.

7.3 Das escolas finalistas

I. As escolas em que estudam os alunos classificados em primeiro, segundo e terceiro colocados receberão, cada uma, uma estação de trabalho composta por um desktop, um projetor multimídia e uma tela de projeção, conforme especificação técnica disponível nos sites www.diadiaeducacao.pr.gov.br e www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao, e certificado de participação no Concurso.
II. Na impossibilidade de viagem e/ou comparecimento à sede do Poder Legislativo em data prefixada neste regulamento, o(a) diretor(a) do estabelecimento de ensino do aluno primeiro colocado poderá receber o certificado de menção honrosa e/ou prêmio via Correios, endereçado à sede da escola.
III. Os diretores escolares dos alunos classificados em segundo e terceiro lugares receberão o prêmio e o certificado de menção honrosa via Correios, endereçados à sede das respectivas escolas.
 
PARÁGRAFO ÚNICO – Para efetivar a transmissão de posse dos computadores da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná para as escolas finalistas em primeiro, segundo e terceiro lugares, será imprescindível que a direção da instituição de ensino assine o Termo de Recebimento, entregue juntamente com os computadores, e devolva o termo à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná dentro do prazo estabelecido pela equipe organizadora do Concurso de Redação.

8. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

8.1. As redações inscritas deverão ser avaliadas, em todas as etapas, de acordo com os critérios abaixo elencados:

I. A identificação do(a) aluno(a) deverá constar somente no campo específico identificado no rodapé da folha de redação e da ficha de inscrição.
II. O texto deverá ter entre 20 e 30 linhas e ser manuscrito, em língua portuguesa, pelo(a) próprio(a) aluno(a), com caneta esferográfica azul ou preta, no papel timbrado da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná desenvolvido especialmente para o Concurso.
III. A redação deverá conter título que indique a mensagem principal do texto.
IV. O texto deve abordar o tema proposto neste regulamento.
V. A apresentação textual será avaliada observados a legibilidade, o respeito às margens e a indicação de parágrafos.
VI. Serão observadas a ortografia, a correção gramatical e sintática, a criatividade, a coerência e a clareza textual, a organização e exposição crítica das ideias.
VII. A redação deverá ser inédita, não podendo ter sido publicada em quaisquer mídias ou ter participado de concursos anteriores.
VIII. O(a) aluno(a) participante deverá ter plena liberdade para expor suas ideias, não sendo permitida a intervenção de outros na produção do texto.
IX. O texto deverá ser composto por introdução, desenvolvimento das ideias e conclusão.

PARÁGRAFO ÚNICO – Em atendimento ao que estabelece o Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, serão aceitas as normas ortográficas vigentes até 31 de dezembro de 2008 e as que entraram em vigor em 1º de janeiro de 2009, pelo novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

8.2 Serão desclassificadas as redações:

  • Que forem impressas;
  • Que tenham pseudônimo, desenho, rasura ou qualquer marca ou assinatura identificadora fora do campo específico.
  • Que forem ilegíveis e/ou fugirem do tema proposto neste regulamento.
  • Que apresente ou configure plágio, com a reprodução não autorizada de obra intelectual alheia.
  • Que forem entregues fora dos prazos estipulados neste regulamento, ou após novo prazo eventualmente estipulado e amplamente divulgado pela equipe organizadora do 1o Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná, inclusive no site www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao.

  

 

9. DO PAPEL DOS NÚCLEOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO

O 1o Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), por meio de seus Núcleos Regionais de Educação (NRE). Cada Núcleo Regional de Educação conta com coordenador que poderá servir como ponto de contato com a equipe organizadora do Concurso de Redação e para os estabelecimentos de ensino participantes.

I. Os coordenadores dos Núcleos Regionais de Educação comprometem-se a:
a) Disponibilizar canais institucionais do Núcleo Regional (incluindo telefone e e-mail) para atender diretores, professores, alunos e demais interessados em esclarecer dúvidas sobre o certame.
b) Confirmar o recebimento dos materiais de divulgação enviados pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná ou pela Secretaria de Estado da Educação, para posterior repasse às escolas interessadas e aptas a participar do Concurso.
c) Formar uma comissão técnica para avaliar as redações recebidas das escolas e selecionar os três textos classificados para representar o Núcleo Regional de Educação na etapa estadual.
d) Encaminhar todos os textos (os três classificados e os demais), com as respectivas fichas de inscrição, à Secretaria de Estado da Educação, via malote, em envelope lacrado, até o dia 18 de novembro de 2013.
e) Manter a equipe organizadora do Concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação (SEED) informadas semanalmente sobre o andamento do Concurso no respectivo Núcleo Regional de Educação, e contatá-las para esclarecer eventuais dúvidas surgidas ao longo do trabalho.

 

10. DO CRONOGRAMA

Data

Atividade

18 de setembro

Lançamento do Concurso.

19 de setembro

Abertura das inscrições pelos sites www.diaadiaeducacao.pr.gov.br e www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao.

Até 28 de outubro

Envio das redações pelas escolas aos Núcleos Regionais de Educação, juntamente com as fichas de inscrição assinadas pelo(a) diretor(a) da escola, pelo(a) aluno(a) e seu responsável legal.

Até 18 de novembro

Prazo final para que os Núcleos Regionais de Educação enviem à Secretaria de Estado da Educação (SEED), via malote, o envelope com as redações.

Até 22 de novembro

Avaliação das redações pela Comissão Julgadora da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e Secretaria de Estado da Educação.

27 de novembro

Anúncio do resultado final do Concurso e divulgação do primeiro, segundo e terceiro colocados nos sites www.diaadiaeducacao.pr.gov.br e www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao e TV Sinal.

09 de dezembro

Cerimônia de premiação e homenagem ao primeiro colocado do Concurso, sob a responsabilidade do Cerimonial, da Secretaria-Geral da Mesa, Diretoria-Geral e Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná. (Premiação transferida do dia 02 de dezembro para 09 do mesmo mês).

 

11. DA DIVULGAÇÃO

  • A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná disponibilizará aos Núcleos Regionais de Educação as fichas de inscrição, folha de redação e cartaz do Concurso.
  • A Assembleia Legislativa e a SEED darão ampla divulgação a todas as fases do Concurso.
  • Os textos vencedores e a cerimônia de premiação serão amplamente divulgados pela SEED e pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
  • Os alunos classificados e todos os envolvidos no Concurso poderão ser convidados a conceder entrevista aos veículos de comunicação do Poder Legislativo e SEED.

 

12. DOS DIREITOS AUTORAIS

I. Os alunos e seus responsáveis legais, professores e diretores dos estabelecimentos de ensino, no ato de sua inscrição, autorizam a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação, em caráter gratuito e irrevogável, isolada ou conjuntamente, total ou parcialmente, direta ou indiretamente e sem qualquer restrição de idioma, quantidade de exemplares, número de emissões, transmissões, retransmissões, edições, reedições e veiculações, a ter os direitos autorais patrimoniais relativos às redações classificadas e finalistas produzidas no âmbito deste Concurso; e utilizar a imagem dos alunos finalistas e das pessoas envolvidas no Concurso e nos eventos dele decorrentes.
II. As publicações e edições derivadas do 1o Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná não terão fins comerciais ou intuito de lucro e conterão a indicação do nome do autor e da origem da obra.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

I. O 1o Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e seus respectivos Núcleos Regionais de Educação. Para sua operacionalização, cada Núcleo Regional contará com um coordenador.
II. A decisão da Comissão Julgadora da Assembleia Legislativa do Paraná será soberana, não se admitindo contra ela nenhum recurso ou pedido de vistas.
III. Eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento serão esclarecidas ou resolvidas pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e Departamento de Educação Básica/SEED.
IV. Não serão devolvidos ou disponibilizados textos, documentos ou quaisquer materiais entregues ou enviados aos cuidados da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná e à Secretaria de Estado da Educação.
V. Estão impedidos de participar do Concurso parentes de membros da equipe organizadora e da Comissão Julgadora da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação, em linha reta, colateral ou afim, até o segundo grau.
VI. A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por meio da Diretoria de Comunicação em conjunto com o Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação, tomarão as providências necessárias, inclusive a solução de casos omissos, para o planejamento, organização e implementação do Concurso de Redação.


 

ANEXO I
Lista dos Núcleos Regionais de Educação e respectivos endereços e telefones.

NRE

Endereço

Telefone

AM NORTE

Rua Máximo João Kopp, 274 – Bloco 4 – Santa Cândida
CEP: 82630-900 / Curitiba -PR

(41) 3251-6502

AM SUL

Rua Isaías Regis de Miranda, 3000 – Boqueirão
CEP: 81670-070 / Curitiba - PR

(41) 3277-7550

Apucarana

Rua Dr. Munhoz da Rocha, 310
CEP: 86800-010 / Apucarana - PR

(43) 3420-1600

Assis Chateaubriand

Rua do Bosque, 375
CEP: 85935-000 / Assis Chateaubriand - PR

(44) 3528-8300

Campo Mourão

Rua Brasil, 1959 – Centro
CEP: 87302-230 / Campo Mourão - PR

(44) 3518-2750

Cascavel

Av. Brasil, 2040 – São Cristovão
CEP: 85816-290 / Cascavel - PR

(45) 3333-2800

Cianorte

Rua Guararapes, 171 – Centro
CEP: 87200-175 / Cianorte - PR

(44) 3619-8100

Cornélio Procópio

Av. Minas Gerais, 435 – Centro
CEP: 86300-000 / Cornélio Procópio - PR

(43) 3520-5110

Curitiba

Rua Inácio Lustosa, 700 – São Francisco
CEP: 80510-000 / Curitiba - PR

(41) 3901-2852

Dois Vizinhos

Av. Rio Grande do Sul, 321 – Centro
CEP: 85660-000 / Dois Vizinhos – PR

(46) 3581-5100

Foz do Iguaçu

Rua Quintino Bocaiuva, 429 ­– Centro
CEP: 85851-130 / Foz do Iguaçu - PR

(45) 3520-4000


Francisco Beltrão

Av. Julio Assis Cavalheiro, 1272 – Centro
CEP:85601-000 / Francisco Beltrão - PR

(46) 3520-4900

Goioerê

Av. Mauro Mori, 1164 – Jd. Lindoia
CEP: 87360-000 / Goioerê - PR

(44) 3521-8650

Guarapuava

Rua Pedro Alves, 104 – Centro
CEP: 85010-080 / Guarapuava - PR

(42) 3621-7600

Ibaiti

Rua Nilo Sampaio, s/n – Centro
CEP: 84900-000 / Ibaiti - PR

(43) 3546-8100

Irati

Rua Cel. Emilio Gomes, 111 – Centro
CEP: 84500-000 / Irati - PR

(42) 3421-2200

Ivaiporã

Av. Paraná, 330 – Centro
CEP: 86870-000 / Ivaiporã - PR

(43) 3472-5700

Jacarezinho

Al. Padre Magno, 354 – Centro
CEP: 86400-000 / Jacarezinho - PR

(43) 3511-4200

Laranjeiras do Sul

Rua Mal. Cândido Rondon, 2473 – Centro
CEP: 85301-060 / Laranjeiras do Sul - PR

(42) 3635-8900

Loanda

Av. Desembargador Munhoz de Mello, 1237 – Centro
CEP: 87900-000 / Loanda - PR

(44) 3425-8100

Londrina

Av. Maringá, 290 – Jd. Dom Bosco
CEP: 86060-000 / Londrina - PR

(43) 3371-1300

Maringá

Av. Carneiro Leão, 93 – Centro
CEP: 87014-010 / Maringá - PR

(44) 3218-7100


Paranaguá

Rua Baronesa do Serro Azul, 1027 – João Gualberto
CEP: 83203-420 / Paranaguá – PR

(41) 3420-7200

Paranavaí

Rua Mal. Cândido Rondon, 1596 – Centro
CEP: 87704-060 / Paranavaí - PR

(44) 3421-1900


Pato Branco

Av. Brasil, 1171 – Centro
CEP: 85501-080 / Pato Branco - PR

(46) 3220-5300

Pitanga

Av. Brasil, 400 – Centro
CEP: 85200-000 / Pitanga - PR

(42) 3646-8300

Ponta Grossa

Rua Cyro de Lima Garcia, s/n – Vila Estrela
CEP: 84050-091 / Ponta Grossa - PR

(42) 3219-5400

Telêmaco Borba

Av. Paraná, 861 – Centro
CEP: 84261-060 / Telêmaco Borba - PR

(42) 3271-3700

Toledo

Av. Tiradentes, 1001 – Edifício Porto Belo, Térreo – Centro
CEP: 85900-230 / Toledo - PR

(45) 3379-7200

Umuarama

Av. Presidente Castelo Branco, 3328 – Zona VI
CEP: 87503-200 / Umuarama - PR

(44) 3621-8600

União da Vitória

Rua Profª Amazilia, 593 – Centro
CEP: 84600-000 / União da Vitória - PR

(42) 3521-1800

Wenceslau Braz

Rua Sete de Setembro, 39 – Centro
CEP: 84950-000 / Wenceslau Braz - PR

(43) 3513-1100